Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro.

Originalmente, esta Igreja paroquial foi uma capela, a Capela de São Pedro, recebendo do Arcebispo de Lisboa, D. Pedro de Noronha (1446) a faculdade de ter pia batismal.

A partir de 1658 foi várias vezes ampliada até atingir a actual dimensão.

A
capela-mor exibe quatro telas retratando a vida de São Pedro e, ainda, o retábulo, o sacrário em talha dourada e imagens barrocas de São João Evangelista e de São Pedro.

Na
nave existem quatro altares laterais com as seguintes invocações: Nossa Senhora da Conceição, com as imagens de Sto. António e Sta Terezinha (sec. XIX); Sagrado Coração de Jesus com as imagens de Nossa Senhora de Fátima, Sta Inês e Sta Luzia (sec. XIX); Nossa Senhora do Rosário (sec. XVII) e a capela do Calvário com a imagem de Cristo Crucificado Nossa Senhora e S. João Envangelista, e a imagem de Jesus morto. (sec XVII)

Existiram durante varios séculos numerosas confrarias entre as quais se salientam as seguintes: Nossa Senhora da Conceição (com altar próprio), S. Pedro, Nossa Senhora do Rosário (com altar próprio), Almas, S. Frei Pedro Gonçalves Telmo(padroeiro dos homens do mar).

Sob um arco junto a entrada esta a imagem do Sr. Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Duas telas [do sec XVII]embelezam a nave da igreja, uma representado o "Ecce Homo" a outra o "Lava pés."

As paredes sao revestidas a azulejos policromados do sec XVII representado cenas da vida de S.Pedro.

O tecto de madeira em caixotões de telas na do centro representa a " Negação de Pedro"

Na
sacristia está actualmente o altar de Nossa Senhora do Carmo, que primitivamente estava no alpendre da igreja (destruído para ampliação do templo) e um arcaz barroco datado de 1880.

Frente à igreja existe um
cruzeiro que foi erigido em 1782.

No adro da igreja celebra-se anualmente a festa de Nossa Senhora da Conceição a 8 de Dezembro e o arraial de S. Pedro na noite de 28 para 29 de Junho.

Horário da Missa:
Domingo: 10h15 na Igreja de Santo António
Nos primeiros Domingos de cada mês a Santa Missa é celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Ó

O serviço de cartório da Paróquia de Nossa Senhora do Ó do Porto da Carvoeira

Na 1ª segunda Feira de cada mês às 17:00 h é celebrada
 Missa na Igreja da Misericórdia

CONFISSÕES

Conforme a disponibilidade do Pároco ou mediante marcação prévia

LAUSPERENE

1ª Quinta-feira de cada mês das 15:00 às 18:30 h na Igreja Paroquial de S. pedro

RECITAÇÃO DO TERÇO

De Terça a Sexta às 18:30 h, na Igreja Paroquial de S. pedro antecedendo a Eucaristia

Grupo de Oração "Templo do Senhor"
Renovamento carismático católico

Segunda-feira das 17:30 às 19:30 h no salão paroquial
  ACOLHIMENTO

Horário do Cartório :

de Terça a Sexta das 10:00 h às 12:00 h
                         das 14:00 h às 18:00 h

Tel:
261 862 552 Paroco:

armindogarcia@gmail.com

Catequese:

VER ARTIGO DA PASTORAL DO TURISMO

SAUDAÇÃO DO PADRE ARMINDO A QUEM VISITA A ERICEIRA

Este artigo encontra-se disponivel em formato papel, na Capela da Boa Viagem, em Português, Francês, Inglês, Italiano,  Alemão e Castelhano.